Home office: minha experiência com trabalho remoto

Dicas

Há algumas semanas estou trabalhando home office devido ao novo Corona vírus. É uma experiência nova para mim, que apesar de fazer freelance de casa senti uma notável diferença entre o trabalho remoto e o freela. A principal diferença é que no freenlance você pode trabalhar durante o dia, de madrugada ou fins de semana, ou seja, seus horários produtivos são definidos por você. Já no trabalho home office são definidas por terceiros.

Mas independente da nomenclatura que se dá ambos são feitos de um ambiente não necessariamente corporativo, pois trabalhando remotamente você pode usufruir de coworks, por exemplo.

Dicas para trabalhar home office

Aqui estão algumas dicas para quem assim como eu está passando por essa experiência pela primeira vez.

  1. Tenha um ambiente confortável e com o mínimo de distrações possível, pois você precisará de estar focado por bastante tempo.
  2. Resista à tentação de acordar e começar a trabalhar imediatamente. Não tenha pressa. Acorde mais cedo, tome um banho, escove seus dentes, tome seu café da manhã alimente seu pet e então comece no horário combinado.
  3. Faça exercícios sempre que puder. Isso fará uma grande diferença e sem dúvidas é um bom investimento do seu tempo.
  4. Ao contrário do que você pode estar pensando a rotina não é sua inimiga. Ela será sua melhor aliada durante o seu trabalho, o que significa disciplina.
  5. Se você não mora sozinho, assim como eu, seja paciente e eduque as pessoas que moram com você. Eles certamente não estão acostumados a te ver em casa durante a semana em horário comercial.
  6. Não faça seus lanches em sua mesa de trabalho, pois essas refeições serão seus momentos de descansar a mente, portanto se alimente sem pressa.
  7. Mantenha-se sempre disponível durante o seu horário de trabalho, seja transparente e nunca deixe de comunicar qualquer novidade com sua equipe. Se você precisar se afastar por algum motivo, basta alterar seu status nos seus canais de comunicação e informar sua equipe.
  8. Saiba quando parar, afinal, você está cumprindo uma rotina e no dia seguinte tem mais.

Enfim, seja sempre comprometido com o seu trabalho, e lembre-se que apesar de estar trabalhando em casa, você não está só!

Espero que essas dicas funcionem para você assim como tem funcionado para mim. E para você que não vive sem música, ai vai minha principal playlist no Spotify com mais de 400 músicas pra vários gostos.

Se você já trabalha home office a mais tempo e tem alguma dica legal, deixa ai nos comentários, eu e todos os que lerem esse conteúdo poderão usufruir da sua sugestão.