Se você chegou até este post certamente está em busca de dicas de Otimização de Sites para conseguir melhores resultados nas buscas orgânicas, estou certo? Se sim, vem comigo.
Que o SEO é parte fundamental da estratégia para aquisição de tráfego de um site já não é mais novidade, mas você se atenta a todos os pontos cruciais dessa estratégia? Neste post vou listar os principais elementos que você deve verificar periodicamente em seu site.
Otimizações de conteúdo
Que conteúdo é rei, imagino que você já saiba! Mas você cuida dele com a atenção que ele merece? A otimização de conteúdo deve ser levada muito a sério, pois é o seu conteúdo que irá ditar o caminho que o seu alcance na web irá tomar.
Vou citar os principais pontos nos quais você deve ser atentar ao otimizar ou a escrever um novo conteúdo.
Title e meta description
Para começar você precisa ter certeza de que todas as suas páginas possuem um Título e meta descrições definidos de forma única. Esses dois item não podem de forma alguma estarem duplicados com os de outras páginas. Esses são os itens de referência que o Google utiliza para exibir em seu resultado na SERP (Search Engine Results Page).
Imagens
As imagens são parte essencial do conteúdo, já que eles exibem de forma visual o que o seu conteúdo está dizendo. No entanto, você deve usa-las com parcimônia, já que o uso excessivo delas pode pesar em outro ponto que citaremos logo mais.
- Use imagens de formatos modernos como .jpeg ou .webp, pois esses formatos tem um nível de compactação de dados muito bom para a web;
- Se atente as dimensões das imagens que você utiliza. Não utilize imagens Full HD em espaços pequenos, isso pesa muito no tempo de carregamento do site;
- Fique atento ao peso das imagens, pois mesmo que elas sejam pequena as imagens podem ter um peso muito grande em seu site;
- Utilize plugins ou ferramentas online para otimizar suas imagens.
Hierarquia de títulos
A hierarquia de títulos é de suma importância na escrita do seu conteúdo. Uma regra simples e básica é de nunca repetir a tag H1 dentro do seu conteúdo por precaução, porque se a estrutura de seu site não estiver muito bem feita, tags H1 repetidas dentro de uma mesma página podem pesar negativamente na interpretação do seu conteúdo pelos crawlers.
Todas as páginas merecem um cuidado especial, mas se você está buscando refinar o SEO do seu site a dica é, focar inicialmente na otimização das páginas de conversão, pois são elas que trarão os resultados mais relevantes para você. Portanto, capriche nas página principais, faça o trabalho mais completo possível e nas páginas secundárias.
Links Internos e externos
É simples de aplicar, corrigir e alterar no seu site, mas preste atenção para utilizar os links internos de forma sábia, linkando conteúdos que realmente façam sentido. Evite acumular links demais em uma mesma página.
Tente sempre utilizar pelo menos um link externo em seus conteúdos de blog, pois isso mostra que seu conteúdo tem algum embasamento ou referencia dependendo do seu teor.
Categorias
Categorias de conteúdo são uma excelente forma de segmentar o seu conteúdo. As categorias ajudam muito a dar uma noção ao usuário e aos buscadores de sobre o que se trata o teor de seus conteúdos e também ajuda na organização dos mesmos.
Porém, evite marcar muitas categorias em um único conteúdo, pois isso gera uma recorrência muito grande de aparição deste conteúdo dentro do site o que pode fazer com que esse conteúdo perca sua relevância.
Porque linkando este conteúdo em muitas categorias o Google, por exemplo, ao visitar seu site vê o conteúdo em diversas páginas diferentes que não necessariamente tem relação direta com o conteúdo e, isso faz com que o Google perca o interesse de indexação do seu site, visitando e priorizando menos a indexação do seu conteúdo.
Agregue o máximo de informações ao seu conteúdo linkando materiais ricos, vídeos e conteúdos relacionados ao tópico em questão.
Estrutura do site
Assim como o conteúdo a estrutura do seu site é muito importante no SEO, pois ela ajudará a organizar seu conteúdo forma que os buscadores entendam mais facilmente do que se trata o seu site. Vamos aos pontos nos quais que você deve se atentar.
Tempo de Carregamento e Core Web Vitals
O tempo de carregamento das suas páginas é um dos principais pontos em que você deve se atentar, pois já em 2021 o número de usuários que realizam pesquisas mobile foi de quase 60%, ou seja, mais da metade das pessoas realizam suas pesquisas por dispositivos móveis.
Isso é muito importante, visto que a internet móvel no Brasil ainda peca em velocidade e franquia de dados, o que faz com que o tempo de carregamento dos sites seja muito afetado. E é por este motivo que você deve dar muita atenção para o tempo de carregamento dos seus sites.
Utilize ferramentas e serviços como servidor, CDN, cache com plugins ou configurações de plugins para te ajudar com uma entrega mais rápida do seu site para o usuário.
Avalie se as suas alterações estão fazendo o efeito esperado. Através das diretrizes do Core Web Vitals, o Google tem incentivado e dado todas as dicas necessárias para que o seu site esteja em conformidade com as melhores práticas.
Use o Page Speed Insights ou a extensão Lighthoue do Google Chrome e o Search Console, onde eles apontam os pontos passiveis de melhorias do Core Web Vitals.
Usabilidade
Tão importante quanto desenvolver um bom conteúdo e uma excelente estrutura, a usabilidade do seu site deve ser tratada com muito carinho, pois ela é a forma com que o usuário consumirá o seu conteúdo, realizará uma compra ou enviará uma mensagem por um formulário por exemplo.
Então, tenha certeza de que seu site possui uma navegabilidade fluida e de fácil entendimento pelo usuário.
HTTPS
Já não é de hoje que o certificado de segurança HTTPS é item obrigatório para que um site seja bem avaliado pelos crawllers, principalmente pelo do Google. Então tenha certeza de que o seu certificado esteja devidamente instalado e que todas as suas páginas carreguem apenas com https.
Dados Estruturados
Os dados estruturados são detalhes estruturais nos quais você deve se atentar para somar mais pontos com os crawllers, pois é através desses dados estruturados que você informará para eles estruturalmente de que se trata o seu conteúdo.
Mas tome cuidado para não fazer de forma errada ou abusar deste recurso, pois pode haver penalização. Com os dados estruturados o google entende melhor o seu conteúdo e exibe de forma mais clara e completa as informações que você deseja fornecer.
O bom uso desse recurso pode elevar bastante o volume de tráfego no seu site!
Faça bom uso das dicas
Mantenha uma rotina bem definida de verificações em seu site para que ele esteja sempre em conformidade com as melhores práticas exigidas pelos buscadores. Isso fará com que você saia na frente dos seus concorrentes e te dará as melhores posições nos resultados de pesquisa do termo que o seu conteúdo se trata.